Entre os dias 24 de fevereiro e 3 de março, acontece o ISA Games 2024, os Jogos Mundiais de Surfe. Mais de 50 países devem estar em ação no recife de Margara, em Porto Rico, incluindo o Brasil.
Este é o último evento do sistema de classificação do surfe para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Estão em jogo 14 vagas individuais (oito no feminino e seis no masculino), e mais duas (uma em cada gênero) para o Comitê Olímpico Nacional melhor classificado - no somatório dos resultados de toda a equipe.
O ISA Games, organizado pela Associação Internacional de Surfe, porém, tem um formato diferente das etapas do Circuito Mundial, organizadas pela WSL (World Surf League). Entenda melhor abaixo.
Atualmente, as etapas da WSL são divididas em três fases: o Opening Round, a repescagem e a fase de mata-mata. Na primeira, são baterias com três atletas. No masculino, um garante a classificação direta para a última fase, enquanto os outros dois vão para a repescagem. No feminino, duas surfistas avançam às oitavas e uma vai para a repescagem.
Nesta etapa, os dois melhores de cada bateria avançam, enquanto o último colocado é eliminado. Por fim, a última fase coloca frente a frente dois surfistas no sistema de mata-mata: quem vencer, avança; quem perder, está eliminado.
Já o ISA Games é dividido em uma espécie de dois campeonatos: o principal e a repescagem. Os dois melhores atletas de cada bateria avançam para a próxima fase, enquanto os demais atletas seguem para a repescagem.
Uma vez na repescagem, os surfistas seguem lá até a última rodada, mas ainda podem disputar o título. Para isso, devem continuar entre os dois primeiros colocados de suas baterias. Se ficarem em posição inferior, são eliminados da competição.
Assim, os dois surfistas que sobreviverem à repescagem até o final se juntam aos campeões do torneio principal para a disputa da final do ISA Games.
Você pode acompanhar a ação de qualquer lugar do mundo a partir de 24 de fevereiro por meio das transmissões ao vivo do Olympic Channel em Olympics.com, e do aplicativo oficial das Olimpíadas.
Destaques, comentários e entrevistas especiais também estarão disponíveis no site.