Evento distribui duas vagas por categoria em Paris 2024. Confira quais brasileiros estão na disputa e como acompanhar a competição.
As vagas continentais de luta das Américas serão distribuídas no Pré-Olímpico em Acapulco, no México, de 28 de fevereiro a 1 de março. O Brasil terá a chance de assegurar suas primeiras cotas no esporte em Paris 2024.
Serão 36 vagas em disputa (24 para homens e 12 para mulheres), duas por categoria na luta livre masculina, feminina e na luta greco-romana masculina. O torneio será disputado até as semifinais, para definir as cotas Olímpicas, sem finais. Os países que já obtiveram vagas no Mundial de 2023 não participam das categorias correspondentes.
As vagas Olímpicas são dos Comitês Olímpicos Nacionais, não dos atletas. Como os Comitês Olímpicos Nacionais têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar sua delegação em Paris 2024.
O Brasil terá 18 atletas em Acapulco, com destaque para Laís Nunes e Giullia Penalber, campeãs pan-americanas em Santiago 2023. No Pan-Americano de 2024, que aconteceu na mesma cidade na semana anterior, a equipe brasileira conquistou seis medalhas.
Confira a lista dos brasileiros no Pré-Olímpico das Américas de Luta, a programação e onde assistir.
02.11.2023 - Jogos Pan-americanos Santiago 2023 - Wrestling - 57Kg - Medalha de Ouro - Giullia Rodrigues- Foto Alexandre Loureiro/COB @alexandreloureiroimagens
As eliminatórias começam às 13h e as semifinais (que definem as vagas Olímpicas), às 20h, no horário de Brasília.
O evento será transmitido na plataforma de streaming da UWW+.