Campeã do mundo no skate street, mais atual bicampeão do Championship Tour (CT) da WSL de surfe são os nomes do Brasil, que concorrem ao título de melhor nos esportes de ação. Atletas, equipes e projetos serão premiados em oito categorias. Programa “Bola pra Frente”, do medalhista Olímpico Jorginho, é também um dos indicados.
Rayssa Leal e Filipe Toledo foram indicados ao Prêmio Laureus, em reconhecimento ao destaque obtido na temporada de 2023. Eles concorrem na categoria de melhor atleta de ação, em um total de oito. Os dois já tinham sido indicados na edição anterior do evento.
Entre os grandes feitos de Rayssa no ano passado, destacam-se, em fevereiro, ter sido campeã mundial de skate street e, em outubro, ouro nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Já Filipinho obteve o bicampeonato do Championship Tour (CT), a elite do surfe internacional.
As categorias do Prêmio Laureus 2024 são:
Esta última relaciona seis programas sociais que usam o esporte para transformar vidas de crianças e adolescentes. Um dos indicados é o “Bola pra Frente”, fundado pelo medalhista de prata no futebol em Seul 88 e campeão da Copa do Mundo FIFA 1994, Jorginho. O programa utiliza o esporte para desenvolver competências socioemocionais e promover a cidadania.
O vencedores da edição 2024 do Prêmio Laureus serão escolhidos por um júri de 69 membros, composto por detentores de títulos Olímpicos, recordistas mundiais e atletas que transformaram o esporte. A distinção acontece desde 2000 e está em sua 25ª edição.
Os premiados serão anunciados em cerimônia que será realizada em Madri (Espanha), em 22 de abril, no Palácio de Cibeles.
Entre os brasileiros, Daniel Dias foi escolhido melhor paratleta do ano em três edições (2009, 2013 e 2016). Bob Burnquist recebeu o prêmio na categoria melhor atleta nos esporte de ação em 2022. Em 2003, a Seleção brasileira masculina de futebol conquistou no quesito de equipe do ano, mesma ocasião em que Ronaldo Nazário, também conhecido como "Fenômeno", levou o troféu na categoria “retorno do ano”.