Atuais campeões da Libertadores e da Sul-Americana, Fluminense e LDU decidem o título da Recopa Sul-Americana 2024. Nesta quinta-feira (22), acontece o jogo de ida, na altitude de Quito, no Equador, enquanto a partida de volta será no dia 29 de fevereiro, no Maracanã.
Fluminense e LDU são velhos conhecidos. No total, foram oito confrontos entre as equipes, considerando Libertadores e Copa Sul-Americana, e um retrospecto bastante equilibrado.
O último encontro entre as equipes foi nas oitavas de final da Sul-Americana de 2017, quando o Flu garantiu a classificação pelo gol fora de casa.
Confira abaixo o histórico de Fluminense e LDU.
VEJA TAMBÉM | Recopa Sul-Americana 2024: possíveis escalações e onde assistir a LDU Quito x Fluminense
Fluminense e LDU protagonizaram grandes momentos em competições internacionais. Isso porque quatro dos oito confrontos foram em finais.Os times já se enfrentaram na decisão da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009, ambas vencidas pela equipe equatoriana.
Em 2008, a LDU saiu na frente por 4 a 2 e o time carioca empatou o confronto em 3 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Já em 2009, a equipe do Equador goleou na ida por 5 a 1 e o Flu até venceu a partida de volta, mas por 3 a 0, perdendo no placar agregado.
Assim, no total, são quatro vitórias do Flu, três da LDU e um empate. E um ponto curioso do duelo é o fator casa. Ambas as equipes somente venceram as partidas que jogaram diante de suas torcidas. Já o empate aconteceu no Equador.
E por fim, mais um ponto de equilíbrio no confronto entre os times: cada um marcou 12 gols no total.
VEJA TAMBÉM I Copa do Brasil: veja todos os times garantidos na edição 2024 do torneio