No Mundial por Equipes da modalidade, que está sendo disputado na República da Coreia, portugueses passaram para as quartas de final e asseguraram um lugar na competição por equipes em Paris 2024. Com o resultado, país também garante duas cotas no torneio Olímpico de simples.
A seleção portuguesa masculina de tênis de mesa obteve vaga no torneio por equipes dos Jogos Olímpicos Paris 2024, ao avançar para as quartas de final do Campeonato Mundial por Equipes da modalidade, que está sendo realizado em Busan, na República da Coreia. Com o resultado, Portugal também assegura duas cotas para o torneio Olímpico de simples em Paris.
Rumo a Paris 2024 | O sistema Olímpico de classificação do tênis de mesa
Os portugueses estão sendo representados por Marcos Freitas (19º do ranking mundial), João Geraldo (41º), Tiago Apolónia (49º) e João Monteiro (94º). Todos eles já têm experiência em Jogos Olímpicos, sendo que Freitas, Apolónia e Monteiro já estiveram em quatro edições.
Como os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) têm autoridade exclusiva sobre a representação de seus respectivos países nos Jogos Olímpicos, a participação dos atletas nos Jogos de Paris depende de seus CONs selecioná-los para representar a delegação em Paris 2024.
A vitória que deu a vaga a Portugal aconteceu no duelo das oitavas de final, contra a Croácia, por 3 a 1. Marcos Freitas venceu Andrej Gacina e Tiago Apolónia superou Filip Zeljko. Depois de Tomislav Pucar não dar chances a João Geraldo, Freitas voltou para passar por Filip Zeljko e assegurar a presença do time masculino português em Paris.
"Qualificados para os Jogos Olímpicos", colocou Marcos Freitas em suas redes.
“O jogo foi muito bom. A Croácia é uma equipe que está no topo na Europa. Nós nos conhecemos há muitos anos. Eles são muito experientes, assim como o nosso time, e sabíamos que iriam lutar muito. O primeiro jogo foi muito importante. Estamos muito felizes com essas quartas de final”, ressaltou Freitas em comunicado enviado pelo evento.
Na primeira fase, a equipe lusa ficou em primeiro lugar no grupo 8, após triunfos sobre a Romênia por 3 a 0, a República Islâmica do Irã por 3 a 1, o Egito também por 3 a 1 e, por fim, sobre a Tailândia por 3 a 0.
Nas quartas de final os portugueses vão enfrentar a França, em duelo programado para a quinta-feira (22 de fevereiro), às 4:00 pelo horário de Lisboa.
“A França é um time de ponta, e é um jogo muito importante para a medalha. Então vamos dar tudo e lutar. Podemos levar a medalha para casa com certeza, já vencemos a França algumas vezes. Eles estão muito fortes neste momento, mas vamos dar o nosso melhor”, comentou Marcos Freitas em nota publicada pela organização do torneio.
As semifinais vão acontecer no sábado (24 de fevereiro), enquanto a grande final está agendada para domingo (25 de fevereiro).
Também com chances de obter a vaga em Paris 2024 no torneio feminino por equipes caso passassem para as quartas de final, as portuguesas caíram nas oitavas de final do Campeonato Mundial de Tênis de Mesa por Equipes Busan 2024, após derrota para a França por 3 a 0.
A seleção portuguesa foi representada por Fu Yu, Jieni Shao, Matilde Pinto e Inês Matos.
Antes, o time havia superado o Luxemburgo por 3 a 0 nos 16 avos-de-final. Durante primeira fase, as lusitanas terminaram em segundo lugar no grupo 6, após vitórias sobre Áustria (3-0), Austrália (3-0), Cazaquistão (3-0), Países Baixos (3-0) e derrota para Hong Kong, China (0-3).
As mulheres aguardam a publicação do ranking mundial em março, que vai determinar uma vaga para o Comitê Olímpico Nacional melhor colocado, cuja seleção feminina ainda não obteve cota para os próximos Jogos.